Pesquisar este blog

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Sociedade, Cultura e Tecnologia.

Leiam o artigo: Da cultura das mídias  à cibercultura: o advento do pós-humano, de Lucia Santaella.

A partir da leitura do texto sugerido - Lucia Santaella - apresente discussão sobre:
1. Quais são as categorias listadas pela autora e como estão caracterizadas;
2. Em que categoria estamos atualmente - acrescente exemplo.

Onde responder a estas duas questões:
- Em qualquer lugar da Internet, como um blog, no YouTube, em rede social - Facebook, Orkut - em sites pessoais - desde que informe a URL (endereço eletrônico - no Moodle, para todos conferirem sua contribuição.

Quando responder:
- Até sexta-feira próxima, dia 20.01.2012.

11 comentários:

  1. Oi Gilda, gostei da iniciativa...aqui nossa turma poderá postar a atividade até que façam o seu blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A mídia esta vinculada à nossas vidas e a todo um processo de transformação, e na educação pode ser utilizada de forma que aumente o leque de opções do processo de ensino-aprendizagem-vivencia entre alunos e educadores. Favorece o processo de aprendizagem do aluno porque com a sua utilização é possível despertar no aluno o fascínio pelo “diferente”. Os alunos gostam do uso da tecnologia em sala de aula, nosso mundo esta caminhando para uma era cada vez mais tecnológica onde a mídia conquistou o seu espaço, e nós educadores precisamos nos adaptar a isso e usufruir de tudo que nos é oferecido.
      A autora Lucia Santaella nos coloca que para uma melhor compreensão das passagens e mudanças que aconteceram ao longo do tempo de culturas, ela utiliza uma divisão em seis tipos sendo: cultura oral, cultura escrita, cultura impressa, cultura de massa, cultura das mídias e cultura digital. Cada uma é caracterizada de acordo com a comunicação e cultura, tem seu tipo de mensagem e tecnologia.
      Essas divisões de culturas são pautadas na convicção de que os meios de comunicações são canais ou seja elos de ligações para a transmissão da informação. Essas divisões aconteceram e foram proporcionadas pelo avanço da tecnologia, comunicação e cultura. Toda comodidade e praticidade que cada uma foi oferecendo foi levando ao aperfeiçoamento e a mudança, também existe o fator da necessidade e da melhora do processo. Estamos vivendo um tempo de mudanças, nossas tecnologias estão se aperfeiçoando de maneira rápida e eficaz. Como a autora coloca temos essas divisões de culturas que foram mudando ao longo do tempo.

      Excluir
  2. Oi Sirleny,
    Vamos aguardar as discussões dos alunos... Enquanto isso disponibilizo alguns vídeos da autora...(Lúcia Santaella)

    Cultura das Mídias e Educação
    http://www.youtube.com/watch?v=RMXkFozK0qE&feature=related

    Lúcia Santaella em Provocações
    http://www.youtube.com/watch?v=xxkVFtNGKa4&feature=fvwrel

    Encontros Fnac (Porto Alegre) & CBLD
    http://www.youtube.com/watch?v=gYZJ2svypAM&feature=related

    ResponderExcluir
  3. Gostei do artigo da Santaella. Agora quero um de sua autoria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tacilda,
      Seguem o link de alguns artigos:

      O planejamento estratégico aplicado em serviços educacionais http://www.convibra.com.br/2005/artigos/201.pdf

      O PERFIL DO ALUNO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO AMBIENTE TELEDUC http://www.visionvox.com.br/biblioteca/o/O-perfil-do-aluno-de-EaD.pdf

      UTILIZAÇÃO DE AMBIENTES VIRTUAIS NO APOIO AO APRENDIZ NA EAD
      http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/1942010094738.pdf

      O desdobramento da função qualidade - QFD na melhoria da gestão na educação profissional no CEFETGO. http://www.convibra.com.br/2007/congresso/prem.asp
      http://www.convibra.com.br/2007/congresso/apres/153.swf
      O desdobramento da função qualidade - QFD na gestão educacional como apoio à responsabilidade social do CEFET-Go
      http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2006_TR470319_6899.pdf

      Aplicações da qualidade em serviços educacionais http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP2005_Enegep0207_0186.pdf

      USE OF VIRTUAL ENVIRONMENTS TO SUPPORT THE LEARNER ON DISTANCE EDUCATION
      http://www.abed.org.br/congresso2010/cd/ing/1942010094738.pdf

      FORMAÇÃO DOS ORIENTADORES ACADÊMICOS/TUTORES E SUAS FORMAS DE ATUAÇÃO NOS CURSOS OFERECIDOS PELA UFG
      http://www.abed.org.br/congresso2009/CD/trabalhos/252009114129.pdf
      Depois disponibilizo os outros....kkkkkk

      Excluir
  4. Navegando encontrei se blog.. os videos que vc postou me ajudou bastante. Aproveitei para colocar no meu também.
    PARABÉNS pela colaboração!!

    ResponderExcluir
  5. - Quais são as categorias listadas e como são caracterizadas

    Comentário:

    Santaella trabalha com o conceito de formações culturais, identificando seis eras culturais: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura das massas, a cultura das mídias e a cultura digital.

    A oralidade é típica das civilizações primitivas ou de tribos e etnias ágrafas: “são culturas totalmente desprovidas de qualquer conhecimento da escrita ou da impressão”, no entendimento de Walter ONG. (Cf. Oralidade e cultura escrita: a tecnologização da palavra. Papirus, 1998).

    A escrita e a impressão são tecnologias que transformaram de modo irreversível a maneira como pensamos e vemos o mundo. A transição da oralidade para a cultura escrita foi bastante longa e só recentemente se acena para uma erradicação do analfabetismo, afirma Wilson Azevedo (Cf. Fundamentos da educação online: anotações de leitura, v. 1, Elógica, 2007)

    A cultura de massas surge com os meios de comunicação de massa e se caracteriza pelo unidirecionamento, pela irradiação de um ponto para muitos e pela passividade na recepção ou por um consumo passivo da informação.

    A cultura das mídias inverte esta lógica, tornando possível a individualização, a escolha, pela proliferação de meios de informação.

    Já a cultura digital se caracteriza pela convergência das mídias e pelas facilidades de acesso, constituindo o que Manuel Castells (A Sociedade em Rede, v. 1) denomina de sociedade informacional, “uma forma específica de organização social em que a geração, o processamento e a transmissão da informação tornam-se as fontes fundamentais de produtividade e poder devido às novas condições tecnológicas surgidas nesse período histórico” (p.46).De acordo com Santaella esse tipo de formação cultural está afetando o corpo humano e a nossa sensibilidade.

    - Em que categoria estamos atualmente?
    Essas formações culturais não se sucedem uma à outra: uma não desaparece completamente para dar lugar a outra. Por exemplo, pessoas que desconhecem completamente a escrita, os analfabetos: não sabem ler, mas vivendo numa cultura baseada na escrita, sabem que existe algo como a escrita.

    Podemos falar, ainda, da exclusão digital, em termos mundiais: países ou populações inteiras para quem ainda não chegaram os bens culturais dos países tecnologicamente desenvolvidos.

    ResponderExcluir
  6. . São 6 as categorias apresentadas pela autora:
    Cultura Oral - caracterizada pela fala;
    Cultura Escrita - caracterizada pelos sígnos gráficos
    Cultura Impressa - caracterizada pela reprodutibilidade técnica da escrita
    Cultura de massa - caracterizada pela existência de uma fonte emissora e várias fontes receptoras, sem via de mão dupla.
    Cultura das mídias - caracterizada pela possibilidade de escolha de meios, maior oferta de informação.
    Cultura digital ou cibercultura - caracterizada pela mídia computacional interativa, ou pelo acesso.

    ResponderExcluir
  7. Em que era estamos hoje?
    ...Em todas elas, considerando que são cumulativas e não excludentes. O texto indica que a cultura digital existe hoje e é preponderante, mas não que é exclusiva.

    ResponderExcluir
  8. Achei bastante interessante a colocaçao da autora, quando fala em eras, e que uma nao se sobrepoe à outra, apenas a completa, pois quando falamos de mídias, percebemos que a cada dia se lança algo mais moderno, mas que tem por base, aquela que vigora no momento.
    Participamos de um processo evolutivo, desde a criaçao do ser humano, e que ele começa a se expressar, por meio da fala. Posteriomente, dá inicio ao processo da escrita, que surge com desenhos e rabiscos e evolui para a que conhecemos hoje, e concomitante vimos nascer a impressao, que foi um passo para uma cultura de massa, uma comunicaçao que começaria a alcançar um numero maior de pessoas, depois vieram os outros meios de comunicaçao, trazendo efetivamente a cultura de massas, onde uma mesma informaçao é repassada para uma quantia muito grande de pessoas, da mesma forma, atraves de televisao, radio, já criando a cultura das mídias, onde tinhamos uma série de elementos que serviam à comunicação. Atualmente, vivenciamos a cultura digital, onde tudo flui muito rapidamente, sejam informaçoes, transaçoes comerciais, compras, tudo se pode fazer atraves da internet, usando aparelhos portateis e cada vez mais acessiveis, enfim, vivemos uma era totalmente digital, onde, diferente da era das mídas, podemos selecionar e muito bem aquilo que queremos ver, ouvir, ler.
    Quando falamos em exclusao digital, podemos relembrar a exclusão do direito de trabalhar e ter uma vida digna, de ter acesso a lazer, de tantos outros direitos que sao ceifados das pessoas, entao nao ter acesso a era digital acho que vai ser também um fato presente, mas a grande maioria da humanidade, já tem acesso a algum tipo de midia, mesmo nos lugares mais inóspitos.

    ResponderExcluir
  9. Veja os comentários do Professor Cleomar em:
    http://www.youtube.com/watch?v=6_bBPsPMNSs

    ResponderExcluir