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segunda-feira, 9 de maio de 2011

Continuação... Conceitos de Educação a Distância

Gonzáles (2005, p.33): A Educação a Distância (EAD) é uma estratégia desenvolvida por sistemas educativos para oferecer Educação a setores ou grupos da população que, por razões diversas, têm dificuldade de acesso a serviços educativos educacionais.
Na EAD,
  • Professor e aluno estão separados no espaço e/ou tempo;
  • O controle do aprendizado é realizado mais intensamente pelo aluno do que pelo instrutor distante;
  • A comunicação entre alunos e professores é mediada por documentos impressos ou alguma forma de tecnologia.

Barbosa (2005, p. 31): Consiste em utilizar as tecnologias da internet para propiciar um amplo conjunto de soluções que objetivam servir de suporte para que a aprendizagem ocorra.

DECRETO Nº 5.622, DE 19 DE DEZEMBRO DE 2005:         Caracteriza-se a educação a distância como modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos.

Litto (2009, p 14): Vários termos para ‘educação a distância’, aprendizagem a distância, aprendizagem aberta, aprendizagem flexível, aprendizagem autônoma, aprendizagem online, estudo por correspondência, estudos independentes, entre outros.

Um comentário:

  1. Podemos definir EAD como uma forma de educação, em que o aprendizado é realizado a distância física e temporal, mediada por uma ferramenta da tecnologia, responsável por permitir a comunicação e a interação entre os participantes. A tecnologia possibilita a comunicação entre estudantes e professores, já que eles não se encontram juntos em uma sala como acontece na educação convencional. A maior parte dos cursos oferecidos a distância, apesar de utilizarem tecnologias avançadas e modernas, continuam pautados em práticas pedagógicas ultrapassadas, enfocam os aspectos informativos e instrutivos, quando deveriam abordar os aspectos construtivos, criativos e reflexivos relacionados ao processo de aprendizagem e às questões que envolvem o desenvolvimento do conhecimento.
    As práticas pedagógicas utilizadas a distância precisam levar em conta as tecnologias existentes, e oferecer as práticas de educação mais adequadas para o aprendizado.

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